DARK BLUES - Sinopse do Piloto da Série de TV inedita





DARK BLUES - A SÉRIE
Registrada na Biblioteca Nacional / EDA, sob o número 146.269

SINOPSE: Cidadãos de comportamentos altamente diversos e estilos de vida peculiares são confinados em uma localidade misteriosa administrada aparentemente por uma organização secreta, que dá sinais de estar desenvolvendo um estudo sobre o comportamento humano. Enquanto isso, rapaz de 30 anos se apaixona por garota que está tentando se encontrar emocionalmente, e simultaneamente outros personagens maduros emergem compartilhando seus problemas existenciais e suas relações com o mundo.

GÊNERO: Suspense e drama.

PROPOSTA: A realização do PILOTO será através de um curso / workshop (contando, também, com a captação de verba através das Leis de Incentivo a Cultura). A meta é produzir mais 15 episódios totalizando uma Primeira Temporada. O piloto terá uma duração seguindo o padrão internacional máximo de 62 minutos, sendo que as demais unidades ficam nos aproximados 42 minutos normalmente veiculados.

PÚBLICO ALVO: Geral. Temas abordados na série interessam a todas faixas etárias e de qualquer nível cultural e econômico. Portanto, os patrocinadores de qualquer produto, exceto cigarros, poderão se encaixar neste perfil de programa.

CONDIÇÕES DE PARCERIA: a) Liberdade ao autor durante o processo de criação da obra e concepção estética da mesma. Direito a participar das metas gerais do projeto, como também, escolha de elenco, trilha sonora e supervisão de extras: making of, entrevistas exclusivas (com atores, equipe técnica, etc) e demais "especiais" que integram o filme lançado em DVDs e blurays. Na questão do cast de uma obra, o trabalho pode ser em conjunto com a diretora / produtora de elenco ou com outra profissional responsável por tal departamento; b) Assinatura de contrato de parceria ou de vínculo empregatício. No caso de o projeto não ser produzido em parceria (ou em regime cooperativista) fica a opção de descartar um valor exato (em moeda corrente nacional ou fixado em dólar), uma vez que a natureza do presente instrumento seja apenas a de assegurar a ambas as partes que, após a realização / conclusão de uma determinada obra audiovisual, o contrato seja cumprido no que concerne a divisão dos lucros e/ ou cachês estipulados previamente; c) Supervisão nas etapas de comercialização e divulgação do projeto em todas as plataformas existentes (ou que surgirem) no circuito virtual e físico; d) Sobre flexibilidade entre as partes: O autor da obra poderá voltar atrás, durante a negociação da parceria, concordando com a participação de dois roteiristas para escrever alguns episódios da série (ou em equipe), dependendo, claro, da visão de mundo dos mesmos influir positivamente no produto final, de acordo com o argumento original apresentado na primeira reunião. E, como se trata de teledramaturgia e não cinema, o autor concorda em não ocupar (mesmo sendo cineasta) a função de diretor, sob a condição de ter o direito de supervisionar a qualidade de trabalho dos diretores escolhidos para cada episódio da série; e) Transparência nas novas resoluções e decisões de produção, sempre comunicadas previamente as partes interessadas;

APRECIAÇÃO DO ROTEIRO DO PILOTO DA SÉRIE: Por medida de precaução, o roteiro só será liberado para a leitura mediante assinatura digital do produtor interessado, via e-mail, e depois de confirmados os contatos comerciais do mesmo.






INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR DA SÉRIE E DEMAIS TRABALHOS A SEREM PUBLICADOS NESTE BLOGGER:

Emerson Links é diretor e ator de cinema (SATED DRT número 168/90); também dramaturgo (Ref. SBAT peça número 28.431, entre outras); autor e diretor da lendária peça teatral "Hippies Nunca Mais" (Ref. Jornal Zero Hora) e como ator em mais de dezenas de espetáculos, entre eles "Folias Felinas", de Renato Campão; criador da trilogia de documentários "A Turma do Parquão", iniciada com "Carlos Ducatti, O Homem que Veio do Planeta Orion", "Valderesa Vanguarda, Vanguardesa" e "O Oriente Está Entre Nós" (Ref. Principais jornais do sul do país: Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Última Cena). Também trabalhou como produtor de cinema (Registro Concine Certificado de Registro de Cinema número 43.1490.11/083-0, expedido pelo Ministério da Cultura), nas obras mencionadas e outras. Entre os anos de 1997 e 1998, realizou oficinas para atores e diretores de cinema (material disponível em seu canal no you tube). A partir de 1999, na função de produtor e diretor decidiu captar imagens para o seu mais ambicioso projeto, até então, "A Bíblia do Rock", que exigiu nada menos que vinte anos de pesquisas e trabalho de reconstituição de época que acabaram sendo convertidos em roteiros de um longa-metragem, programas de TV e rádio, entrevistas de bastidores e shows dos pioneiros do rock e de artistas de todas as épocas, como também, farão parte de futuros livros (ver material nas entrevistas de TV em seu canal no you tube: Emerson Links). Na função de jornalista escreveu para os mais seletos jornais culturais como Tchê Video, Plantão, Flash News e o underground Almanaque da Turma do Parquão (Leia-se "Parcão"). Com o passar dos anos, Emerson Links foi criando outros canais de divulgação do seu trabalho como os blogs que levaram os nomes de seus projetos e, assim, consequentemente, se tornou uma figura carimbada nas redes sociais, principalmente por revelar outra obra que desenvolvia em sigilo, "A Bíblia do Cinema", que também virou site de desenvolvimento de pesquisas. Neste, Emerson atua como autor de textos sobre a Sétima Arte e também como formador de opinião escrevendo críticas e entrevistando atores, produtores e diretores que fizeram parte da história do cinema. Em 2014, realizou o curta-metragem "Fugaz", com a banda Tarcísio Meira's Band que, neste ano, havia se destacado no programa Superstar, da TV Globo, como trabalho de conclusão do curso de edição da ONG Quilombo do Sopapo e, também, dirigiu o clip com a famosa banda de rock Os Replicantes, dos anos 1980 (ainda em atividade), para o projeto "A Bíblia do Rock".
DURANTE A PANDEMIA, EMERSON LINKS GRAVANDO O PROGRAMA DE TV WEB COM O LENDÁRIO ATOR EMILIANO QUEIROZ. Atualmente, Emerson é diretor do departamento de cultura da AMPA, onde também realiza atividades de produção audiovisual. Em tempo: Dedica-se ao seus projetos de longa-metragem e livro "O AMOR NOS TEMPOS DA INTERNET". Mesmo antes deste ser divulgado massivamente, a proposta de Links já encontra admiradores ilustres que desejam participar artisticamente da mesma. Uma das razões foi o lançamento do projeto POINT DA NOSTALGIA, programa de TV WEB, onde Emerson Links, utilizando sua experiência dramaturgica, intelectual e literária, começou a realizar periodicamente entrevistas biográficas com personalidades renomadas do meio artístico, cultural e dos mais variados setores da sociedade. Em tom de divã, cada "convidado" participa de uma autêntica viagem no tempo, revisitando cada obra lançada publicamente em todo território nacional e no exterior. Alguns nomes residindo em países como Portugal, Estados Unidos e Inglaterra, abraçaram a proposta graças aos recursos tecnológicos disponíveis como skype e ZOOM. Em uma época analógica esse tipo de projeto jamais teria condições de acontecer.
O DIRETOR DO MOVIMENTO BOCA DO LIXO, CLERY CUNHA, CONTOU MUITAS HISTÓRIAS SOBRE BASTIDORES DA SÉTIMA ARTE
Sem patrocício ou qualquer Lei de Incentivo, POINT DA NOSTALGIA foi produzido em regime cooperativista (ação entre amigos e artistas) e estreou timidamente no primeiro minuto do Ano Novo de 2021, configurando-se num especial sobre Renato Pereira, o pioneiro do stand up no sul do país. Figuras de renome de variadas esferas como Roberto Menescal, Emiliano Queiroz, Edwin Luisi, Élcio Romar, Cristina Pereira, Stela Freitas, Analu Prestes, Romeu Evaristo, Betty Erthal, Carla Cristina Cardoso, Fernanda de Jesus, Luis Artur Nunes, Carlos Eduardo Novaes, Léo Ferlauto, Bemvindo Sequeira, Olmir Stocker, Walter Franco, Odair José, Carlos Colla (principal compositor de Roberto Carlos), Solano Ribeiro (o criados dos Festivais da Record nos anos 1960), Patrick Dimon (cantor grego que fez sucesso nos anos 1970), Márcio Ivens (atualmente residindo em Portugal), a ex-vedete Eloina Ferraz (auge do teatro do rebolado nos anos 1950 e 1960), Dick Danello (intérprete italiano associado a jovem guarda), Ricardo Corte Real (comediante, instrumentista e publicitário, que viabilizou a MTV no Brasil), Hélio Costa Mando (o ex-diretor artistico da Som Livre e cantor Steven MacLean) e o jovem ator André Arteche já gravaram para o projeto e em breve serão lançados no canal de you tube de Emerson Links. Isso já vinha acontecendo através de outro grande projeto, A BÍBLIA DO CINEMA, com personalidades tais como Dilma Lóes (atriz e cineasta), João Batista de Andrade (cineasta), Bráz Chediak (cineasta e escritor), Werner Schünemann (cineasta e ator contratado da Globo), Kate Hansen, David Cardoso, José Joffily, Lui Farias, Mauro Farias, Carlo Mossy, Zé Adão Barbosa, Clery Cunha, Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil, Otto Guerra e muitos outros. Em breve, divulgaremos informações atualizadas neste blogger e demais novidades em curso.    





Emerson Links no programa de TV Amaury Junior.

Época que os projetos de Emerson Links ganhavam reportagens de página inteira nos principais jornais do sul do país.




Capa do jornal Zero Hora (grupo ligado a RBS-TV, uma das associadas da Rede Globo). Matéria atualizando o andamento do projeto "A Bíblia do Rock".

Emerson Links ao lado de Thedy Correa, da banda Nenhum de Nós.

Participação em dezenas de programas de rádio e TV, inclusive como artista convidado e co-apresentador. 



Com Tony Campello, um dos pioneiros do rock no Brasil.

Emerson Links com sua primeira equipe no Sesc-SP, em companhia do ilustre Tony Campello.

Com Jerry Adriani, um dos maiores ídolos da jovem guarda, num intervalo de gravação.

Kid Vinil, do Magazine, em entrevista a Emerson Links, para o documentário A BÍBLIA DO ROCK.

Emerson Links com Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus.
 
Com o polêmico Lobão.

Aqui, num intervalo de entrevista com o produtor Carlos Miranda, uma lenda do rock gaúcho. 


As lentes de Emerson Links já captaram, entre tantos, o roqueiro internacional Alice Cooper, além de sobreviventes como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, nomes esquecidos do blues, como Robert Bilbo Walker e independentes como Keziah Jones.

O músico Keziah Jones.


Batendo a claquete para o curta-metragem "Fugaz". (2014).



 
Da esquerda para a direita: Emerson Links posando juntamente com o cineasta Dimas Oliveira Júnior e a atriz Silvana Farina, num dia de visita aos estúdios da Oficina Rosina Pagan, em São Paulo, em 2015.



QUEM SOMOS

Este blogger visa apresentar o catálogo de obras ineditas de Emerson Links para futuras parcerias. Recentemente, o dramaturgo e cineasta tomou a iniciativa de criar seu próprio Núcleo de Teledramaturgia na Web na intenção de exercitar sua própria liberdade criativa, como também, a de outros autores (de obras não terceirizadas), roteiristas (colaboradores de textos de obras já em andamento) e produtores que venham se associar a ele. O objetivo é que seu núcleo de teledramaturgia virtual funcione como uma espécie de selo (como já ocorre com artistas da música quando desejam negociar seus trabalhos com as gravadoras), a fim de não se tornar refém da censura prévia de seus gestores (ainda não sintonizados com o século XXI) e, também, com a intenção de ampliar o espaço para co-produções (executivas ou não), fato que normalmente ocorre em séries americanas onde o criador de uma série (ou até mesmo o ator principal) passa a ser creditado como membro da produção executiva (exemplos: séries 24 Horas, Homeland, etc). Trabalhando num formato universal, mas que se adapta em qualquer nacionalidade tal ação operacional rende mais frutos a todos os envolvidos. A participação nos lucros em todas as vendas do produto em emissoras e demais plataformas já é uma realidade no setor multimídia, exceto em monopólios como a Globo e Record. O renomado diretor George Lucas ("Star Wars - Guerra nas Estrelas") enquanto faturava bilhões em todas as suas obras lançadas no mercado, decidiu um dia abrir mãos dos seus ganhos exclusivos oferecendo parte do seu percentual a seus funcionários e colaboradores profissionais, o que gerou em todos estes mais estímulos na hora de executar cada trabalho (Maiores informações estão no livro "Skywalking - A Vida e a Obra do Criador de Star Wars", biografia sobre o cineasta americano escrita por Dave Pollock e Marleine Cohen, editora Generale). Utilizando um método de gestor de cada trabalho seu, com o direito de co-administrar com seus parceiros as suas produções, supervisionando desde a escolha de elenco, passando pela trilha sonora, como também, seleção de profissionais de produção, tais como (diretores de fotografia, diretor de figurino, diretor de produção, etc). Com o passar das décadas, após o fracasso inicial de carreira com "THX 1138" (onde produtores poderosos e dessintonizados com a realidade ajudaram a naufragar seu projeto, Lucas obteve seu primeiro sucesso "American Graffiti", lançado em 1973. Produzido de forma independente, mas com investimentos de outro estúdio o interesse da Universal Pictures de distribuir foi questão de tempo. Neste caso, o projeto vingou porque, ao contrário do fracassado "THX 1138", o cineasta (autor) participou in loco de todas as etapas de produção. Cineasta e criador de uma franquia, George Lucas construiu seu império, a Lucasfilm, estúdio próprio construído em um rancho e que faturou bilhões porque, com serenidade e bom senso fez funcionar a política de oferecer cotas de participação aos seus profissionais de padrão "braço direito".



  Seguindo os melhores exemplos da história, a Fabrica de Roteiros, idealizada por Emerson Links, pretende ser um celeiro de obras que visa atrair parcerias que se desvinculem dos vícios que comprometem o atual cinema e a TV aberta. Vejamos que alguns exemplos já deram certo com outros realizadores como, por exemplo, a Alvoroço Filmes, de Evandro Berlesi, no Rio Grande do Sul, que realiza filmes de baixo orçamento e democratiza o sistema de produção, Black Corporation, ou mesmo a Escola Oficina Rosina Pagan, administrada por Dimas Oliveira Júnior e Julia Costa, em São Paulo, que produz filmes, séries e novelas. Outros realizadores parecem seguir o mesmo caminho como Renato Siqueira & Beto Perocini ("Diário de Um Exorcista"), também de São Paulo, e Rodrigo Castelhano ("Meu Pai é Figurante", com Dedé Santana), filme produzido no Balneário de Camboriú. São iniciativas que tendem a se disseminar por todo o país.
  Como se vê, o futuro está na internet, para quem se associa a realizadores com grandes ideias ou mesmo aos "modestos" que, seguindo padrões de produção independente bem flexíveis (entre as partes envolvidas), consegue se diferenciar com charme e criatividade dos monopólios (por demais repetitivos e sempre de braços dados com o nepotismo), e, assim, de tal forma, nós, realizadores, abrimos as portas a um público carente de diversidade cultural.



    PROGRAMAS DE TV GRAVADOS PARA O POINT DA NOSTALGIA:
EMERSON LINKS E ROMEU EVARISTO.
WERNER SCHÜNEMANN, ATOR E CINEASTA, REVISITANDO SUA TRAJETÓRIA NO CINEMA, TEATRO E TV.
O RENOMADO HOMEM DO TEATRO: EDWIN LUISI NUMA LONGA ENTREVISTA BIOGRÁFICA COM EMERSON LINKS PARA O "POINT DA NOSLTAGIA".
O CRONISTA, ESCRITOR E JORNALISTA, CARLOS EDUARDO NOVAES, AUTOR DA NOVELA "CHEGA MAIS" (1980), UM DOS PRÓXIMOS NOMES DO PROJETO.
O GRANDE TALENTO DE CRISTINA PEREIRA REPASSA AO NOSSO PÚBLICO SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA DRAMATURGIA
O CINEASTA JOÃO BATISTA DE ANDRADE, EM COMPANHIA DE EMERSON LINKS, RESGATANDO SUAS MEMÓRIAS
A GRANDE RAINHA DO HUMOR, STELA FREITAS, RELEMBRANDO A SUA EXTENSA CARREIRA
PROSANDO COM O DIRETOR DE CINEMA LUI FARIAS, DE "COM LICENÇA QUE EU VOU A LUTA"(1986) E "MINHA FAMA DE MAU" (2019)
LUÍS ARTUR NUNES, O GRANDE DRAMATURGO, TRAÇANDO UM PAINEL SOBRE A PRÓPRIA CARREIRA
A ESCRITORA DE FICÇÃO CIENTÍFICA, LUELYN JOCKYMANN, FILHA DO DRAMATURGO DA TV TUPI, SÉRGIO JOCKYMANN
GRAVANDO UMA ROBUSTA SÉRIE DE DEPOIMENTOS COM KATE HANSEN
O ROTEIRISTA E CINEASTA JOSÉ JOFFILY
DAVID CARDOSO
A ATRIZ BETTY ERTHAL
CARLA CRISTINA CARDOSO, REVELAÇÃO DO TEATRO CARIOCA E ORIUNDA DAS NOVELAS "A REGRA DO JOGO" E "BOM SUCESSO", DA REDE GLOBO.
O JOVEM ATOR, ANDRÉ ARTECHE, CONTRIBUINDO COM UM BATE-PAPO FRUTÍFERO
EMERSON LINKS ENTREVISTANDO ROBERTO MENESCAL, UM DOS QUATRO PILARES DA BOSSA NOVA

Comentários

  1. puxa..foi embora meu comentario..essa historia de celular não e meu forte.
    Admirável escritor e Diretor ...expõe com clareza seu trabalho impecável. através de muita pesquisa e dedicação..so me resta parabeniza.lo e desejar muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, querida Fernanda de Jesus. Agradeço suas gentis palavras o que serve de estímulo para seguir em frente. Muito sucesso para vc também. Bjs.

      Excluir
    2. Grande talento, Fernanda de Jesus... Merece uma forte retomada e seu merecido lugar ao sol... Atenção, Dimas Oliveira Junior... Se precisar de uma atriz veterana, contrate-a. Ela tem história no cinema nacional.

      Excluir
  2. PaRabéns sempRe poR sua deteRminação!
    Desejo SupeRsucesso pRa ti!

    ResponderExcluir
  3. Amei a foto do Alice Cooper e aquela com o Miranda !
    Mas caraka, que enredo vasto!
    Aqui ansiosa! Em épocas como esta que estamos passando, reflexões, sugestões, são mui benvindas!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana Emerson querido! Muito bom este seu movimento e toda sua contribuição à arte, cultura e educação. Maravilhoso seu trabalho. Torço muito para poder trabalhar com você. Muitos beijos. Milene Haddad 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Muito agradecido pelo carinho e força vindo de uma atriz talentosa e batalhadora como vc. Eu torço por vc tambem. Bjs.

      Excluir
    2. Conte comigo sempre querido! Tenho muita admiração por seu trabalho sempre pautado em muita pesquisa e com tanta qualidade, sinto-me honrada. Muitos beijos.

      Excluir
    3. Sempre grato por me seguir e acreditar no meu desempenho.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DARK BLUES - A SÉRIE - ELENCO E PERSONAGENS PREVISTOS PELO AUTOR

PETRÓPOLIS - SÉRIE DE TV